10 erros mais comuns na gestão de contas da telefonia corporativa

Saiba quais são os 10 erros mais comuns e como evitá-los.

Postado por Daniel Giovannetti em 15.10.2017 08:06:11 1386 10 erros mais comuns na gestão de contas da telefonia corporativa - Saiba quais são os 10 erros mais comuns e como evitá-los.

A gestão de contas da telefonia corporativa é mais fácil do que se imagina. Bom, isso é a mais pura verdade mas se você tem as ferramentas corretas nas mãos. Sem ferramentas, fica difícil não só a gestão de telefonia mas como qualquer gestão.

Na maioria dos casos a tarefa de controle e gestionar telecom  acaba indo para o gestor de TI. Independentemente da sua função na empresa, se você está a cargo dessa tarefa, vale conferir os erros frequentemente cometidos e tente minimizá-los. 


Vamos aos 10 principais e mais comuns erros na gestão da telefonia corporativa.


  1. Não conhecer o próprio contrato operadora (serviços, planos e tarifas)


    Não precisa ser um especialista, mas é importante saber quanto está sendo cobrado por cada serviço.
    Tenha em mãos o seu contrato de tarifas, mesmo que a gestão anterior a você já tivesse um plano de telefonia contratado. Sem ele, não há o que contestar na operadora.
     
  2. Não conferir a conta de telefonia e pagá-la no “piloto automático”


    Como a gestão de custos da telefonia corporativa não é seu foco principal, você não terá muito tempo disponível para cuidar disso.
    Porém não relaxe quando o assunto é cobrança erradas e controle de custos internos. Se seu controle resume-se em pagar a conta em dia, realmente sua gestão precisa de ajuda.
     
  3. Não realizar a contestação de valores indevidos junto à sua operadora de telefonia


    É fato que você está sendo cobrado errado. E aí, vai deixar passar?
     
  4. Não conhecer o perfil de consumo de seus funcionários, para pelo menos saber se estão utilizando o telefone celular da empresa para fins particulares


    Ninguém pode medir o que não controla. Se não há resposta para a situação acima, sua gestão de custos está ladeira abaixo e seus custos ladeira acima.
     
  5. Não estabelecer um perfil de consumo para seus usuário


    Responda: o seu estagiário pode fazer ligações internacionais ou trafegar dados avulso? Você travou a linha dele no gestor web ou tem algum alerta sobre isso? Buscar o apoio da alta direção, sob o viés de redução de custos, poderá te ajudar a traçar regras de consumo interno para seus usuários.
     
  6. Não saber com quem está cada linha de celular da sua empresa e se estão ativas


    Seu inventário da telefonia onde está? Quem controla ele?
    Comece pelo menos identificando cada qual com seu telefone e centro de custos. Esteja preparado para alterações contínuas em seu inventário de forma dinâmica com um ferramenta de gestão de custos.
     
  7. “Delargar” a tarefa de gestão de contas para alguém, o que causa explosão nos custo


    Com todo respeito, mas isso não é tarefa do seu estagiário por melhor que ele seja. Até que a gestão de contas da telefonia corporativa e gestão de uso internos sejam processos consolidados, você deve ser a pessoa que irá resolver esta questão e ninguém vai fazer isso por você.
     
  8. Desconhecer o seu gerente de contas da operadora


    Estabelecer relacionamentos corporativos é uma regra. Se você pertence ao grupo de grandes contas da operadora conheça o seu gerente de contas, traga ele para perto de você, afinal se você precisar de algo na operadora é com ele que você tem que contar. De preferência, conheça o gerente dele. 
     
  9. Renovar anualmente o seu contrato operadora sem negociar planos e tarifas


    Antes de renovar seu plano ou fazer uma concorrência de preços, você precisa conhecer seu perfil de consumo e o tráfego da telefonia.
    Se você acha que o consultor de vendas de planos conhece o seu perfil, cuidado. Quem tem que saber o que é melhor para sua empresa é você. 
     
  10. Ficar de olho em aparelhos de celular ou Smartphone e esquecer-se de comparar planos e tarifas


    Fuja dessa tentação de aparelhos fidelizados aos planos. Tenha certeza de que está fazendo um grande negócio para a empresa e seus usuários.


Espero que você tenha curtido estas dicas para melhoria de sua gestão em telecom e nunca de esqueça de que qualquer serviço precisa ser bem controlado e isso só é possível com as ferramentas corretas. Saiba mais sobre nosso sistema de gestão em telecom, RED Control. 

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