5 motivos para contratar uma consultoria empresarial de telecom

Qual é o trabalho das consultorias?

Postado por Daniel Giovannetti em 28.02.2017 12:37:24 1082 5 motivos para contratar uma consultoria empresarial de telecom - Qual é o trabalho das consultorias?

Até o final de 2017 mais de cinco bilhões de pessoas devem ter um telefone celular, segundo um estudo realizado pela associação global de operadoras (GSMA) e publicado nesta segunda-feira no Congresso Mundial do Celular em Barcelona.

“É a consequência do investimento das operadoras no 4G”, afirma a GSMA em seu estudo, acrescentando que “no final de 2016, havia 580 redes de 4G em 188 países, cobrindo 60% da população mundial”.

E como decidir pela contratação de uma consultoria empresarial de telecom?  Essa não é uma tarefa fácil e a dificuldade se impõe, na maioria dos casos, devido à falta de conhecimento sobre como é o trabalho de uma consultoria e quais são os benefícios da sua contratação. Decidir sobre algo desconhecido é realmente difícil.

Contudo, contratar uma consultoria empresarial de telecom pode trazer para a sua empresa práticas, experiências e conhecimentos que acelerarão o alcance dos objetivos almejados.

Vejamos nesse artigo 5 motivos para contratar uma consultoria empresarial de telecom.

 

1 – Rapidez no alcance de resultados

Sabemos que em muitos casos é necessário saber esperar para alcançar aquilo que se deseja. Mas na maior parte dos casos, o tempo necessário para atingir a meta está muito mais relacionado à experiência, ao conhecimento e aos recursos disponíveis daqueles que estão trabalhando do que ao tempo propriamente dito. Assim, é totalmente possível que duas pessoas diferentes, sendo uma mais preparada e com bons recursos e outra menos preparada e com menos recursos, alcancem o mesmo resultado em um intervalo de tempo diferente.

Contratar uma consultoria empresarial de telecom permite alcançar com mais rapidez os resultados almejados pois traz para a empresa recursos importantes, principalmente o conhecimento e a experiência dos consultores.

2 – Novos conhecimentos para a empresa

O trabalho da consultoria empresarial de telecom não é realizado de forma isolada, mas em parceria com os gestores de T.I. da empresa contratante. E nessa relação de parceria há naturalmente a troca de conhecimentos e, com isso, a atualização dos profissionais e uma maior competência para execução das atividades.

Ao contratar uma consultoria obtém-se algo muito valioso: conhecimento adequado e atualizado para a sua empresa com resultados esperados.

3 – Suporte para tomada de decisões

É certo que as informações são primordiais para tomada de decisão, mas isso muitas vezes não basta. É preciso uma visão holística e que ultrapasse a realidade da empresa, enxergando aquilo que está sendo vivido em outros setores, a situação da economia e as tendências do que está por vir. O papel do consultor vai além de apenas trabalhar em prol de um resultado determinado, ele atua como conselheiro para auxiliar os gestores a tomar as melhores decisões.

A contratação de uma consultoria, portanto, quando ela está preparada para isso, inclui também o suporte para a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais, o que aumenta as chances de sucesso.

4 – Melhoria do desempenho em geral

Quando se fala de objetivos organizacionais, normalmente eles podem ser divididos em objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso significa que há um caminho a ser percorrido até chegar onde é pretendido. Porém, ao mesmo tempo em que a empresa deve saber aonde quer chegar e qual o caminho que ela percorrerá. Qual a estratégia da sua empresa para crescer? É preciso que no dia-a-dia ocorra uma melhoria do desempenho. Ou seja: diariamente a empresa precisa melhorar a sua eficácia e eficiência em todas as atividades que realiza.

Contratar uma consultoria empresarial não está relacionado apenas aos resultados futuros, mas também a essa melhoria diária dos resultados. Os consultores atuam para que, a partir do hoje e trabalhando melhor a cada dia, sua empresa um dia chegue onde deseja.

5 – Atualização dos contratos

O mercado, as pessoas e os produtos e serviços estão em contínua atualização e evolução, e as empresas precisam acompanhar e responder a essas mudanças. Na prática, isso significa que os processos precisam ser revisados, as práticas de gestão precisam ser aperfeiçoadas, a estratégia precisa estar bem elaborada e sendo executada, e a empresa precisa estar disposta a passar por mudanças até mesmo revisando todos os contratos vigentes. Dito de outra maneira: toda empresa precisa se atualizar continuamente para sobreviver e crescer.

Investir na contratação de uma consultoria empresarial é investir na atualização da empresa e economia constante. É trabalhar junto com os consultores para tornar a empresa mais competitiva e preparada para atuar no mercado.



Sobre o autor: Daniel Giovannetti é Fundador e CEO da RED Telecom e criado do RED Control , software de gestão de telecom 100% gratuito. Sua empresa de consultoria com mais de 9 anos de mercado atua no mercado de telecomunicações de pequenas e médias empresas, possui uma carteira com mais de 1.000 clientes ativos.

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