A transformação para uma força de trabalho remota, flexível e mais dispersa globalmente já começou – em algumas empresas, mais rapidamente do que em outras. O momento requer a identificação e implementação do conjunto certo de soluções de tecnologia que funcionem para o curto e longo prazo. Entenda como avaliar as melhores ferramentas com as dicas abaixo.
Soluções baseadas na nuvem são críticas para os negócios
Com o trabalho flexível, tudo o que deve ser implantado agora deve transcender locais físicos para conectar e suportar equipes dispersas. As soluções baseadas em nuvem são mais rápidas de implementar e oferecem acesso seguro de qualquer lugar sem precisar de uma infraestrutura complexa e estratégia de rede. Dependendo da empresa, dos requisitos e das necessidades da equipe remota, o objetivo final deve ser um conjunto de ferramentas integradas para apoiar a colaboração remota, gerenciamento de projetos, avaliação de desempenho e muito mais.
Times flexíveis precisam de excelência em mobilidade
Quanto mais dispersa a equipe, mais importante é fornecer tecnologia para ajudar todos a permanecerem conectados. O software deve ser desenvolvido para a excelência em mobilidade. Isso significa um software que seja construído com todos os dispositivos móveis e sistemas operacionais em mente, e que seja projetado para corresponder à funcionalidade do dispositivo em que será usado, e não para ser uma “versão inferior” do aplicativo principal.
Obtenha colaboração sem restrições de hora, local e dispositivo
Uma ótima colaboração mantém os negócios prosperando – seja compartilhando conhecimento, desenvolvendo novas ideias ou mostrando resultados. As ferramentas de colaboração precisam ser fáceis de usar em qualquer dispositivo ou localização, mas robustas o suficiente para garantir que equipes remotas possam permanecer conectadas sem erros. A comunicação empresarial tende a se mover para textos curtos e mensagens instantâneas, especialmente com a Geração Z entrando no mercado de trabalho. Uma ferramenta de colaboração para o futuro do trabalho precisa apoiar trocas contínuas de todos os tipos, sejam elas por chat, ligações, ou videoconferência.
Apoie um fluxo de trabalho global 24/7
Hoje, os funcionários têm mais oportunidades do que nunca de trabalhar com colegas de todo o mundo. Com isso, eles podem encontrar novos desafios com o fluxo de trabalho e o gerenciamento de projetos. As ferramentas de comunicação mais tradicionais, como reuniões e e-mails, não são criadas para dar suporte a fluxos de trabalho e ciclos de produção globalmente ativos 24 horas por dia. Por isso, considere implantar uma ferramenta de gerenciamento de projetos globalmente amigável, projetada para a facilidade de uso e a acessibilidade. Essa ferramenta precisa ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora, sem muitas restrições de usuário ou assinaturas complexas. As empresas devem ser capazes de adicionar licenças ou outros usuários à medida que as equipes cresçam ou que fornecedores externos sejam incluídos em projetos.
Tenha dados analíticos de engajamento e performance de funcionários
Uma das principais vantagens do trabalho remoto para as empresas é o aumento de produtividade e redução de custos. Mas a palavra-chave aqui é “mensurável”. Procure soluções de gerenciamento de desempenho construídas para funcionários que trabalham de qualquer lugar e que tenham painéis de controle para medir o desempenho em toda a organização. Um engajamento verdadeiramente valioso com os funcionários não acontece apenas por texto, então procure soluções que suportem vídeo e conteúdos dinâmicos, como webinars.
Inove com Inteligência Artificial
Muitas das tecnologias necessárias para equipes de trabalho remoto estão sendo aprimoradas com Inteligência Artificial (IA), especialmente machine learning. Procure parcerias com empresas que estejam adotando as inovações dessa tecnologia. Um caminho que muitas empresas adotam é a parceria com empresas como Amazon ou Google através de integrações. Mas as empresas com as quais você realmente quer fazer parcerias são também aquelas que desenvolvem suas próprias tecnologias cognitivas e de IA para simplificar a produtividade e resolver problemas de negócios.